Cotidiano

Aos 106 anos, morre o artista Tyrus Wong

RIO – O artista visual chinês Tyrus Wong morreu ontem, dia 30 de dezembro, aos 106 anos. A morte foi anunciada pela família no Facebook: “Com o coração pesado, anunciamos a morte de Tyrus Wong. Tyrus morreu tranquilamente em sua casa, cercado de suas filhas Kim, Kay e Tai-Ling. Ele tinha 106 anos.”

wong4.jpgO artista – que somava as habilidades de design, pintura, ilustração e arte em mural, cerâmica, litografia e também pipas – foi uma das figuras narcantes do movimento modernista que floresceu na Califórnia no período entre guerras e ficou conhecido por inspirar, com sua obra, os desenhos de “Bambi”, animação lançada por Walt Disney em 1942. Wong teria trabalhado por dois anos para criar cada detalhe do cervo, cujos traços fugiam dos padrões do estúdio de animação até então.

Wong, que chegou aos Estados Unidos junto com o pai, aos nove anos, teve a infância marcada pela pobreza e discriminação racial. Em 2001, ele ganhou o título de “Lenda da Disney” e, em 2016, foi homenageado pelo conjunto de sua obra no Asian Film Festival.