Cotidiano

Ao vivo: PF detalha agora a 38ª fase da Lava-Jato

RIO ? A Polícia Federal detalha ao vivo a 38ª fase da Operação Lava-Jato, deflagrada na manhã desta quinta-feira no Rio. A incursão, denominada ?Blackout?, mira operadores financeiros envolvidos em desvios na Petrobras. Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Os principais alvos da PF nesta manhã, que inclusive inspiram o nome da nova fase, são Jorge Luz e Bruno Luz ? pai e filho, respectivamente. Como não foram encontrados em casa, a polícia trabalha com a hipótese de estarem fora do país.

Em coletiva de imprensa, o delegado da PF Maurício Moscardi Grilo confirmou que os dois estão nos Estados Unidos. Um deles, desde agosto do ano passado. O outro, desde janeiro. Ambos já foram incluídos na lista da Interpol, de acordo com Grilo.

Segundo a PF, os dois vão responder por crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A investigação mostrou que Jorge Luz promovia o esquema ao lado de políticos do PMDB, PT e PP. O operador criava oportunidades de negócios para companhias nacionais e multinacionais em troca de uma comissão a ser repartida com parlamentares. Inteligente e discreto, Luz aparecia pouco em registrava a maioria de seus bens em nome de filhos e irmãs.

LUZ DELATADO

O empresário Milton Schahin, um dos sócios do Grupo Schahim havia entregado em abril do ano passado ao juiz Sérgio Moro documentos que comprovariam o pagamento de cerca de US$ 2,5 milhões em propina por exigência de Jorge Luz, apontado como operador de propina do PMDB na Petrobras.

No início desta semana, Schahin assinou acordo de delação com o Ministério Público Federal, ainda não homologado pela Justiça. Milton afirmou em depoimento a Moro ter ouvido de Luz que o dinheiro seria destinado a Nestor Cerveró, Fernando Soares, o Baiano, Edson Musa e Luis Carlos Moreira.