Cotidiano

Ao retomar sessão, Lewandowski diz que só haverá interrupção sob consenso

Senado – impeachment 09/08

BRASÍLIA ? A sessão do Senado para analisar o processo de impeachment foi retomada pelo presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. Agora, a fase é de discursos dos senadores que se inscreveram. Cada um poderá falar por dez minutos. O primeiro foi o senador José Medeiros (PSD-MT).

Lewandowski afirmou que só suspenderá a sessão se houver consenso entre os líderes do partido. Ele disse estar disposto a dar continuidade aos trabalhos até o fim, mesmo que dure até amanhã de manhã.

? Nossa ideia é continuar até o final, a não ser que haja consenso entre as lideranças de fazermos uma pausa para retomarmos amanhã. Existe um determinado número de inscritos. São variáveis que não temos controle ? disse.

Segundo Lewandowski, até o momento a sessão ocorreu de forma tranquila e dentro do que previa de horário.

Ele explicou que negou as questões de ordem de matérias que eram estranhas ao processo e aceitou outras duas que diziam respeito à menção de palavras ofensivas em notas taquigráficas e a um voto em separado de Gleisi Hoffmann (PT-PR) ser incorporado aos autos do processo.

? Indeferi aquelas que não diziam respeito a dispositivos constitucionais. A expectativa é que os partidos apresentem seus destaques e que haja discussão contra e a favor ? disse ele.

ARTICULAÇÕES

Integrantes da base do governo estão trabalhando para que a sessão que analisa o impeachment de Dilma Rousseff seja reduzida e termine antes de entrar a madrugada. O próprio presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), articula com outros senadores formas para abreviar a sessão.

? Renan conversou conosco para tentarmos fazer com que a sessão termine mais cedo. Vamos ver se conseguimos desistências ou ao menos a diminuição do tamanho dos discursos ? afirma o senador Agripino Maia (DEM-RN).

O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE), também está à frente na iniciativa. Em acordo com o líder do governo, Aloysio Nunes (PSDB-SP), Eunício irá conversar com os 19 senadores do partido para tentar finalizar a sessão o mais rápido possível. Neste momento, Eunício foi chamado ao Palácio do Planalto pelo presidente interino Michel Temer, que acompanha a sessão pela televisão.

? Estamos tentando ver se diminuem as falas, vamos conversar com os companheiros para tentar acabar com isto o mais rápido possível. Alguns devem abrir mão de falar e outros falarão por um tempo mais curto ? afirmou o líder.

Neste esforço, em almoço da bancada do PSDB nesta terça-feira ficou decidido que apenas o presidente do partido, Aécio Neves (MG), falará pela bancada. O senador Aloysio Nunes discursa como líder do governo. Com isto, serão nove discursos a menos, já que são onze os senadores do PSDB. A estratégia é diminuir o tempo do processo para que seja finalizado ainda hoje. Os tucanos tentam convencer outros partidos da base a tomarem atitude semelhante.