Cotidiano

Ao menos 50% dos estandes estão em acabamento

Cascavel – Nesta semana, o O Paraná traz uma série de reportagens para falar dos preparativos para o Show Rural 2017.

Com 8% a mais de expositores do que no ano passado, a montagem dos estandes para o Show Rural Coopavel 2017 está em ritmo acelerado. Em todo o parque, as montadoras se dedicam a deixar tudo pronto até o dia 1º de fevereiro, já que o evento inicia no dia 6 do mês que vem. Ontem, os trabalhadores fizeram um treinamento no parque visando a segurança durante os serviços de montagem.

De acordo com o coordenador do setor, José Rodrigues da Costa Neto, o objetivo é a integração. “É uma troca de experiências e também uma atualização das normas específicas necessárias para garantir que tudo transcorra da melhor forma possível”.

Segundo Neto, desde que a cooperativa adotou os treinamentos, os acidentes de trabalho caíram drasticamente. “Hoje em dia, quando acontece, são aqueles que estão diretamente ligados a profissão, como, por exemplo, martelar um dedo. Justamente porque abordamos a necessidade do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), os cuidados que se precisa ter na montagem e principalmente, trocamos experiências para que o trabalho flua da melhor forma possível”.

Sobre a finalização da montagem, Neto disse que as empresas possuem um prazo determinado para operar com grandes máquinas, por exemplo. “Até o dia 1º de fevereiro pode entrar no parque com guindastes, tratores, entre outros equipamentos para a montagem. A partir dessa data, até o dia 3, somente são feitos os chamados pequenos serviços, que é mais a questão do paisagismo, colocar algum adesivo, organização do estande, para que tudo esteja pronto no domingo [5], quando ocorre a abertura oficial com a celebração da missa”.

E este ano, antes mesmo do início da feira, o Show Rural Coopavel já bateu o primeiro recorde. São mais de 520 expositores, aumento de mais de 8% em relação ao ano passado, quando foram 480. “São empresas dos mais variados setores que virão a Cascavel para mostrar a sua tecnologia, as novidades para a agricultura como um todo”, disse Neto.

Vale lembrar que uma das principais feiras do agronegócio brasileiro seguirá de 6 a 10 de fevereiro.