Cotidiano

Anvisa suspende propaganda de suplementos de fosfoetanolamina

fosfo2.jpg

RIO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira a suspensão de propaganda e publicidade de suplementos alimentares à base de fosfoetanolamina das marcas New Life e Quality Medical Line. Os fabricantes, segundo a agência, alegavam que seus produtos têm indicações terapêuticas, o que é proibido pela legislação.

“Essa medida é importante para evitar que o consumidor seja enganado por produtos que prometam a cura de doenças sem que tenham apresentado qualquer prova científica nesse sentido”, afirma, em comunicado, a Anvisa.

fosfo1.jpg

A fosfoetanolamina, composto químico alardeado como cura para o câncer, não tem registro na Anvisa e, portanto, não pode ser comercializado. Esta regra se aplica mesmo a produtos fabricados no exterior, caso dos suplementos que devem ser retirados do mercado, que são dos Estados Unidos.

Nas redes sociais, a New Life afirma que seu produto, o Phospho 2-AEP, “melhora e reforça o sistema imunológico”. Já o Fosfoetanolamina Phospho Ethanolamine, da Quality Medical Line, combateria “disfunções celulares e metabólicas”. Fosfoetanolamina

Em nota, a Anvisa ressaltou que o consumidor brasileiro pode comprar suplementos pela internet ou em viagens ao exterior, “desde que seja comprovada a aquisição do produto para uso individual. Se for medicamento, terá que ter uma prescrição médica”: “Se há interesse na comercialização da fosfoetanolamina no Brasil, o caminho correto é que seus produtores apresentem o pedido de registro, com os devidos testes de qualidade, segurança e eficácia realizados, para ser analisado”.

O suplemento do Quality Medical Line foi lançado pelos pesquisadores Marcos Vinícius de Almeida e Renato Meneguelo. Ambos romperam com o químico Gilberto Chierice, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), que distribuía a fosfoetanolamina como um composto que combate o câncer. Os fabricantes da New Life, por sua vez, alegam ter se baseado em estudos de outros cientistas.