Cotidiano

Anvisa proíbe venda de vermífugo albendazol da Brainfarma

remédio.jpgRIO ? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, venda, uso e distribuição do medicamento albendazol 40mg/mL, suspensão oral, da empresa Brainfarma. A determinação foi publicada, nesta terça-feira, no Diário Oficial da União.

O registro do remédio, que é usado no tratamento de verminoses, já havia sido cancelado em novembro de 2013, quando o pedido de renovação foi indeferido. No entanto, o lote B14D0370 (validade 4/2017), produzido antes deste cancelamento, foi avaliado pela Fundação Ezequiel Dias. Laudos laboratoriais revelaram resultados insatisfatórios no ensaio de teor de princípio ativo do medicamento.

A agência negou a continuidade de comercialização de todos os lotes do medicamento. Assim, a empresa deverá recolher todo o estoque de lotes existentes no mercado fabricados após 18/11/2013, além do lote nº B14D0370, que foi fabricado antes desta data.

Avalie o serviço de intermediação de problemas de consumo da Defesa do Consumidor

Em setembro do ano passado, a Anvisa havia determinado o recolhimento de um lote do medicamento Albendazol 400mg comprimido, da empresa Cimed Indústria de Medicamentos Ltda, com validade até agosto de 2016. A medida, motivada por um “desvio de qualidade”, como informou a agência, e tinha validade de 90 dias.

O laboratório ainda não se posicionou a respeito da decisão da Anvisa.

Você teve problemas com empresas ou serviços? Registre sua reclamação na Defesa do Consumidor