Policial

ANTT reforça segurança na fronteira

Foz do Iguaçu – Fiscais da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) reforçam desde sexta-feira (17) o efetivo das forças de segurança na Operação Muralha, desenvolvida na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Os servidores estão atuando na barreira montada na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu, na BR-277.

Dentre as ações dos fiscais, assim como os servidores da Receita Federal e das Polícias Rodoviária e Militar, está o combate à prática de ilícitos na região, como contrabando e descaminho de mercadorias, tráfico de armas e drogas.

Cabe aos fiscais da ANTT a fiscalização da regularidade da atividade dos veículos que prestam serviços de transporte terrestres e, nas barreiras, atuando 24 horas por dia, todos os dias, eles estão identificando, orientando, aplicando as penalidades no caso de constatação de irregularidades relativas aos ônibus de turismo que transitam pela região de tríplice fronteira.

Conforme estatísticas da Agência, do total de veículos que prestam serviço de transporte na região, mais da metade apresenta alguma irregularidade, que vão desde a clandestinidade total na prática do transporte, os chamados “veículos puro sangue”, até outras consideradas menos graves, como a não apresentação da lista de passageiros. E são justamente esses “veículos puro sangue”, segundo a Receita Federal, que estão diretamente ligados aos crimes transfronteiriços, foco principal da Operação Muralha.