Cotidiano

ANTT libera consulta e estudo de ramal

Foz do Iguaçu – A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou a liberação da consulta e do estudo técnico para trazer um ramal da Ferroeste para Foz do Iguaçu.

A extensão deve aproveitar a estrutura e os investimentos da obra da ferrovia Paranaguá-Dourados (no Mato Grosso do Sul), que deverá ser executada no próximo ano.

“Com essa iniciativa, damos uma resposta para a necessidade de desenvolvimento da cidade. Foz tem uma clara vocação para ser o centro logístico do Mercosul e, com essa notícia, damos mais um passo para isso acontecer, pois sem uma solução logística consistente, Foz não tem condições de se industrializar”, avalia o coordenador regional da Casa Civil no oeste do Paraná, Phelipe Mansur.

Segundo ele, seria inaceitável aceitar a execução da obra de ramal ferroviário entre Paranaguá-Dourados sem a inclusão de Foz do Iguaçu: "Foz iria ficar de fora desse investimento de pelo menos R$ 10 bilhões, e que será o principal eixo logístico do Estado. Não podemos ficar de fora disso. Se ficarmos de fora, o desenvolvimento do Paraná irá ocorrer longe daqui".

Mais mil quilômetros

Há cerca de 15 dias foi lançado em São Paulo edital de chamamento público para a elaboração do estudo técnico com o novo traçado da Ferroeste, num total de mil quilômetros de trilhos entre o Porto de Paranaguá e Dourados (MS), passando pelo terminal de Cascavel.

Todo o trabalho será da iniciativa privada, com investimento total hoje estimado em R$ 10 bilhões. Investidores de todo o País manifestaram interesse na obra, inclusive da China. O novo trecho deverá ser concessionado para a empresa vencedora.