Cotidiano

Antropoceno: o retrato da força do homem no meio ambiente

O ser humano produziu um impacto tão profundo no planeta que se tornou, ele próprio, uma força da natureza, capaz de deixar marcas em camadas geológicas, nas mudanças do clima e no ritmo de extinção de espécies. A era dos homens, batizada por cientistas de Antropoceno, controla e é controlada pela espécie humana.

Para revelar o impacto dessa nova era, O GLOBO começou a publicar este ano a série ?Diários do Antropoceno?, idealizada pela repórter Ana Lucia Azevedo e pelo editor executivo Chico Amaral. São histórias de eventos que transformam nossas vidas. A ideia é mostrar que somos parte do meio ambiente.

Os ?Diários do Antropoceno? abordam assuntos em várias editorias do jornal. A primeira reportagem da série trouxe a história esquecida de um dos mais terríveis vírus que já afetaram o Brasil. Parente do zika, ele causou uma epidemia de encefalite letal num paraíso ecológico em São Paulo, durante a ditadura.

A série revelou ainda o impacto das mudanças climáticas no Rio de Janeiro. E o resultado desastroso de queimadas e mudanças climáticas sobre as nascentes dos rios da Chapada Diamantina, considerada a Caixa D’Água da Bahia.