Cotidiano

Antiga estátua de Buda emerge de reservatório na China

d02788e9b71e19def3fc02.jpg

RIO ? Equipes de arqueólogos iniciaram um projeto de exploração no reservatório Hongmen, no condado Nancheng, em Fuzhou, após relatos de moradores indicarem a descoberta de uma estátua de Buda. A cabeça surgiu das águas no fim do ano passado, quando a reforma da represa de uma hidrelétrica fez com que os níveis da água baixassem em mais de dez metros.

Segundo Xu Changqing, diretor do instituto de arqueologia da província, a julgar pelo design da cabeça, a estátua foi construída durante a dinastia Ming, entre os anos 1.368 e 1.644. Em entrevista à emissora estatal CCTV, o pesquisador informou ainda que foram encontrados buracos retangulares escavados na pedra, uma marca arquitetônica que indica que um templo existiu ali.

Agora, os arqueólogos irão utilizar equipamentos de sonar e fotográficos para coletar dados para investigação.

O reservatório Hongmen, também conhecido como Lago Zuixian, foi construído em 1958. Cobrindo territórios dos condados de Nacheng e Luchuan, ele tem capacidade para armazenar 1,2 bilhão de metros cúbicos de água.

Segundo registros históricos dos condados, o reservatório foi construído sobre as ruínas de uma antiga cidade, que serviu no passado como importante ponto de abastecimento de água entre as províncias de Jiangxi e Fujian.