Cotidiano

Antes de atirar, polícia dos EUA diz ter pedido a homem negro que largasse arma

CHARLOTTE, Eua ? Antes de atirar, os policiais pediram várias vezes que Keith Lamont Scott largasse a arma, informou um chefe policial nesta quarta-feira. Scott, um homem negro de 43 anos, foi morto a tiros pelas forças de segurança em Charlotte, na Carolina do Norte, causando violentos protestos na noite de terça-feira.

De acordo com o chefe de polícia Charlotte-Mecklenburg, detetives recuperaram a arma de fogo próxima a Scott. A família da vítima, no entanto, afirmou que ele não carregava nenhuma pistola, e sim um livro, quando foi morto.

Centenas de pessoas saíram às ruas de Charlotte para protestar aos gritos de ?Sem justiça não há paz? e segurando cartazes com a frase ?A vida dos negros importa?.

A polícia mobilizou unidades antidistúrbio e utilizou gás lacrimogêneo para tentar dispersar a multidão, que, segundo as autoridades, atacou vários carros da polícia. Doze policiais ficaram feridos em confrontos com os manifestantes.

O protesto continuou durante a madrugada, mas o número de manifestantes diminuiu com o passar das horas.

O agente responsável pela morte de Scott, Brentley Vinson, foi suspenso de suas funções. Vinson e outros oficiais procuravam um suspeito quando mataram Scott.

Ele estava dentro de um veículo estacionado na área de um complexo de edifícios. Os agentes alegaram que Scott tinha uma arma de fogo e que se sentiram ameaçados.