Esportes

Antes da Rio-2016, Bolt testa forma física na Liga Diamante

No último dia 1º de julho, Usain Bolt deu um grande susto ao desistir de disputar a final da seletiva jamaicana dos 100m com dores na coxa esquerda, que vem acompanhando o homem mais rápido do mundo, pelo menos, desde o início do ano. Apesar de não ter disputado a final , que foi vencida por Yohan Blake, Bolt ganhou uma das vagas para tentar o inédito tricampeonato olímpico na prova mais nobre do atletismo. A incógnita é saber como está o velocista jamaicano a poucos dias do megaevento. Parte desta dúvida, pode ser esclarecida nesta sexta-feira nos 200m da etapa londrina da Liga Diamante, às 17h52m de Brasília, com transmissão ao vivo da Bandsports.

— Neste momento, estou mais preocupado com a execução da prova do que com o meu tempo — disse Bolt, falando da sensação de voltar a competir em Londres, onde chegou a bicampeonato olímpico nas provas de 100m, 200m e revezamento 4x100m. — Eu estou aqui para ganhar e espero que as coisas aconteçam da maneira simples para mim amanhã (hoje). Sempre fico feliz por competir em Londres, será divertido. O público é incrível, e a pista é perfeita.

RECADO A GATLIN

Em Londres, Bolt tem mostrado otimismo e confiança a ponto de mandar um recado a Justin Gatlin. O americano é visto como o principal candidato a pôr fim ao reinado de Bolt. Ele possui os dois melhores tempos no ano — 9s80 e 9s83 — enquanto o jamaicano fez apenas a sexta melhor marca — 9s88. Na última vez que se encontraram, no Mundial de Pequim do ano passado, Bolt bateu Gatlin nos 100m e 200m. Na prova mais curta, Gatlin chegou a liderar boa parte do percurso mas foi ultrapassado por Bolt, que chegou apenas um centésimo de segundo a sua frente.

— Acho que ano passado Gatlin não estava totalmente pronto. Porque foi a primeira vez que estava sendo perseguido. Ele tinha um forte concorrente, que era eu. Este ano vai ser diferente. Mas estou em melhor forma. Não vou deixar para o último segundo — disse o velocista jamaicano.

Gatlin já deixou a entender que talvez seja impossível vencer Bolt já que o jamaicano “está atrás de algo maior” que um simples título olímpico ou mundial. Se Bolt, no auge de sua forma, é imbatível. A única maneira de superá-lo seria ele não estando 100%. Ontem, em sua entrevista coletiva na Liga, ele procurou ignorar a lesão:

— Estou feliz com o progresso que tenho tido. Feliz porque não tive nenhum contratempo ruim na temporada. Foi de altos e baixos, mas sempre pude treinar. Acho que a competição, a energia e o treinamento que fiz vão me levar para ganhar os 100m. E ajudar nos 200m, que é realmente meu foco. Estou tentando quebrar o recorde mundial — disse Bolt

Para o ex-velocista americano Michael Johnson, não há dúvidas ou lesões que podem tirar o tricampeonato olímpico de Bolt no Rio:

— Na véspera dos Jogos, todos estaremos discutindo se o Bolt poderá ganhar. E, quando nos dermos conta, ele já vai ter ganhado a prova — diz.