Cotidiano

Antes da Comissão de Ética, conselheiro tinha o apoio do PMDB na Bahia

62863324_Brasil Brasília BsB DF 22-11-2016 - Advogado José Saraiva integrante da Comissão de Ética P.jpgBRASÍLIA – O advogado José Saraiva Leite Filho, um dos integrantes da Comissão de Ética da Presidência da República, tem ligações com o PMDB do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, na Bahia. Tamanha é a proximidade que em dezembro de 2012 Saraiva Filho foi homenageado com o título de cidadão de Salvador a partir de um pedido do então vereador Pedro Godinho (PMDB), do grupo político do ministro.

Geddel

Saraiva foi o único integrante da Comissão de Ética a pedir vista do processo contra Geddel, antes mesmo de a comissão decidir se abriria uma investigação para apurar suposto desvio de conduta do ministro. O advogado só desistiu do pedido de vista depois que o presidente Michel Temer anunciou, por meio de assessores, que Geddel seria mantido no cargo. O ex-ministro teria demonstrado interesse no rápido andamento das investigações da comissão.

Geddel é acusado de pressionar o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero a forçar o Iphan a ignorar parecer técnico e a liberar a construção de um prédio em Salvador. Na solenidade de entrega do título de cidadão a Saraiva, até o ex-governador Roberto Santos, um dos principais líderes do PMDB na Bahia, fez discurso em homenagem ao advogado.

Saraiva é o único integrante da Comissão indicado para o cargo depois da chegada de Temer. Ele nasceu em Manaus, mora em Brasília e, segundo um conhecido, costuma passar os fins de semana em Salvador. Professor de Direito Civil e autor de vários livros sobre o tema, Saraiva também preside o Instituto dos Advogados do Distrito Federal. Procurado pelo GLOBO ontem à noite, Saraiva não retornou a ligação do jornal.