Saúde

Antecipação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 tem baixa adesão em Foz

A vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos imunossuprimidos e adolescentes sem comorbidades com 17 anos permanece aberta

Vaincação contra covid - Vacina Astrazeneca - Centro de Saúde n°13, 23/07/2021 Fotos: Myke Sena/MS
Vaincação contra covid - Vacina Astrazeneca - Centro de Saúde n°13, 23/07/2021 Fotos: Myke Sena/MS

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz anunciou na última semana que iria antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para aqueles que tinham a dose prevista entre os dias 27 de setembro e 10 de outubro. A vacinação poderia ser feita neste sábado (25). Porém, segundo a Secretária de Saúde, Rosa Jerônymo, das 9.800 vagas abertas, apenas 3 mil buscaram os postos de saúde para antecipar a imunização.

“Infelizmente a vacinação que nós prevíamos antecipar não houve adesão” lamentou a secretária. “Nós divulgamos bem, mas o povo não quis aderir, abrimos 9.800 vagas, mas vieram menos de 3 mil pessoas” salientou. Para que pudesse ser vacinado, era necessário realizar agendamento no site da Secretaria de Saúde. O agendamento continua aberto para quem ainda quiser se imunizar.

A secretária informou também que a vacinação está aberta para os grupos que podem tomar a terceira dose e, nesse caso, é busca espontânea, ou seja, não precisa fazer agendamento, basta buscar as unidades de saúde habilitadas que são as do Morumbi II, AKLP, Vila Yolanda, Três Bandeiras, e Padre Monti. Podem tomar a segunda dose idosos com mais de 70 anos, que tenham tomado a segunda dose a mais de 6 meses, e imunossuprimidos com mais de 28 dias após a segunda dose.

Com relação as pessoas que ainda precisam tomar a primeira dose, a Secretaria fará um levantamento da quantidade de doses que ainda estão disponíveis para em seguida abrir agendamento. A vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos imunossuprimidos e adolescentes sem comorbidades com 17 anos permanece aberta.

Fonte: Rádio Cultura