Cotidiano

ANS decreta portabilidades extraordinária e especial para três operadoras

RIO – Para garantir a continuidade da assistência à saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou portabilidades extraordinária e especial para três operadoras.

Terão direito a portabilidade especial beneficiários das operadoras Fundação Irmão Diamantino e Odonto Health. A primeira operadora possui mais de 10 mil beneficiários localizados principalmente em Minas Gerais e a Odonto Health possui cerca de 5 mil consumidores concentrados no estado da Bahia.

Já a portabilidade extraordinária acontece para os beneficiários da Matermed Assistência Médica ? Eireli. São mais de 100 consumidores que terão 60 dias para migrar os períodos de carência já cumpridos para outra operadora, que deverá aceitá-los imediatamente se estiverem com a documentação necessária: identidade, CPF, comprovante de residência e pelo menos quatro boletos pagos na operadora de origem, referentes ao período dos últimos seis meses.

Na portabilidade especial, o beneficiário pode consultar o Guia de Planos, no Portal da ANS, e selecionar a opção ?Portabilidade especial? para verificar quais planos são compatíveis com o seu atual. Caso queira, o consumidor pode imprimir a consulta para levar na operadora escolhida, que também deverá aceitá-lo imediatamente.

Em caso de dúvidas sobre o exercício da portabilidade extraordinária ou especial, os consumidores podem contatar o Disque ANS (0800 701 9656) ou ir até um dos núcleos de atendimento presencial.