Cotidiano

ANP faz estudo geológico na bacia do Paraná

A pesquisa realizada não agride o meio ambiente nem tem relação com fraturamento hidráulico ou gás não convencional (?gás de xisto?)

Curitiba – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis realiza pesquisa sísmica na Bacia Sedimentar do Paraná, que abrange municípios dos estados do Paraná e São Paulo. A pesquisa realizada não agride o meio ambiente nem tem relação com fraturamento hidráulico ou gás não convencional (“gás de xisto”). 

A ANP tem a atribuição legal de fazer estudos geológicos para aumentar o nível de conhecimento sobre as bacias sedimentares brasileiras. Uma bacia sedimentar é uma depressão da crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem ser portadoras de petróleo ou gás, associados ou não.

Licitação 

Esse projeto foi contratado pela ANP em 2015 por meio de licitação pública (Pregão Eletrônico nº 034/2015-ANP). Insere-se no Plano Plurianual de Estudos de Geologia e Geofísica da ANP, que é um programa de aquisição sistemática de dados geológicos e geofísicos para aumentar o conhecimento das bacias sedimentares de nova fronteira. Os recursos financeiros advém do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. 

Essa pesquisa sísmica da ANP utiliza caminhões vibradores que emitem vibrações (ondas sonoras) em pontos pré-determinados ao longo das rodovias envolvidas na locação do projeto. Essas ondas atravessam as rochas que ocorrem em subsuperfície, são refletidas e retornam para a superfície, onde são registradas em equipamentos específicos, denominados geofones.