Educação

Anos 90 anos, JJ Duran recebe honraria de Mérito Universitário

O Centro Universitário Univel presta hoje, 19h30, uma justa homenagem a um mártir do jornalismo: JJ Duran, 90 anos, argentino exilado que sofreu perseguições políticas no exercício da profissão e encontrou no Brasil um lugar para reconstruir sua história e revelar ao mundo os abusos comedidos pela ditadura argentina.

A honraria de Mérito Universitário será entregue por Renato Silva, reitor da instituição de ensino que há duas décadas é responsável pela formação de novos jornalistas atuantes em todo o País, levando como princípios a ética e o respeito a verdade.

JJ Duran teve o mandato de deputado federal cassado e ficou preso por quatro anos. Viveu na Europa, África e depois chegou ao Brasil em 1980, em Cascavel, Paraná, – que acolheu o jornalista. “Cheguei com uma bolsa, uma sacola, com roupa, 200 dólares, dormi na velha rodoviária e não sabia falar o idioma. Não conhecia nada, 38 anos depois tenho um lar, 17 meninos e meninas brasileiros que me dizem: ‘Pai’. Netos brasileiros que ao me ver me abraçam e todos vocês. É um amor que sinto por vocês , o respeito que tenho por um… ou seja, por todos. Não quero deixar ninguém de fora. Sobretudo aprendi que a humildade verdadeiramente tem grandeza na vida”.

Ao chegar ao Brasil, JJ Duran formou nova família com Ana Maria – com quem cumpriu uma verdadeira missão em acolher crianças que viviam na rua: filhos adotivos de JJ. “Adotei porque alguém que se chama Deus me disse um dia para reparar todo o mal que tem na vida. Resgatei 17 crianças da rua, do abandono e da solidão. Não comprei nunca nada. Nunca pude comprar uma bicicleta. Ou o que sempre dizia é que devolvi a dignidade e abandono sofrido e muito amor, muito”.

A história de JJ Duran que é uma verdadeira inspiração aos futuros jornalistas será exibida em documentário jornalístico e depoimentos de grandes amigos de Duran.