Cotidiano

Anjos do bem

A estudante de direito, Jhulya Milioransa, de 18 anos, é um dos 110 personagens do livro Anjos do Bem, que será lançado em 20 de setembro, às 18h, no anfiteatro da Univel. Esta é a quarta edição da obra, lançada pela primeira vez em 2014 por crianças e adolescentes em tratamento de câncer no hospital Uopeccan. Serão distribuídas 150 cópias aos pacientes, além de ser comercializado à comunidade em geral no Núcleo Solidário, ao custo de R$ 30.

Jhulya, que foi diagnosticada com leucemia em junho de 2014, participa pela quarta vez do livro contando toda a sua história. Neste ano, os versos da estudante são de esperança e otimismo, já que desde seu transplante, em março de 2015, seu quadro clínico só melhorou. “Hoje estou em manutenção, preciso fazer exames a cada seis meses e manter alguns cuidados”, diz.

Ela lembra que há quatro anos a poesia escrita era sobre a descoberta da doença, o abandono da escola para iniciar o tratamento e a busca por um doador compatível, principalmente porque o transplante de medula óssea era a única chance de cura. Por sorte, a compatibilidade estava bem ao seu lado. Era sua irmã quem faria a doação. “Tive sorte, pois é muito difícil encontrar doadores”, comenta Jhulya.

Para a estudante, poder participar mais uma vez do livro Anjos do Bem é muito gratificante. “É maravilhoso poder contar a minha história, gosto muito de participar dessa ação. É uma forma de mostrar aos pacientes que eu consegui viver e me sinto feliz em poder dizer isso. Posso ajudar outras pessoas a enfrentar essa doença”, explica. Ao contrário da rotina de 40 comprimidos diários logo após o transplante, hoje, Jhulya leva uma vida normal e garante que vai prestigiar o lançamento do livro. “Todo o meu processo foi bem complicado, mas agora estou bem”, afirma.

Seja um doador

Jhulya Milioransa lembra da importância em ser um doador de medula óssea. “Quanto mais pessoas se cadastrarem, mais fácil é de encontrar alguém compatível. Para o voluntário, ser chamado para doar é algo muito gratificante, e além de tudo, vai salvar uma vida”, orienta.

Para se tornar um doador, basta se cadastrar no Hemocentro em Cascavel, que fica na Rua Avaetés, 370, Bairro Santo Onofre. Se a compatibilidade for confirmada, o voluntário será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.