Cotidiano

Anistia diz que está preocupada com estado de calamidade no Rio

FH7A3897.JPGRIO – A Anistia Internacional informou nesta sexta-feira que recebeu com preocupação a publicação do decreto de estado de calamidade pública na situação financeira do estado. De acordo com Atila Roque, diretor executivo da organização, a medida abre espaço para restrições no fornecimento de serviços públicos que podem agravar ainda mais os problemas em áreas como saúde e segurança pública.

?Grandes eventos esportivos não podem acontecer às custas de supressão de direitos. As autoridades do Estado precisam esclarecer para a população quais são os reais impactos dessa medida na vida das pessoas. O que o Rio de Janeiro precisa é de mais e não de menos investimentos para assegurar que as forças de segurança estão preparadas e não vão repetir as violações de direitos humanos que temos documentado durante anos. Não é hora de se esconder atrás de números. As autoridades do Rio de Janeiro tem a responsabilidade de garantir segurança para todos e todas. Falhar nessa responsabilidade, só vai gerar mais dor e sofrimento?, escreveu Atila em nota.

No incío do mês, a Anistia fez um alerta sobre o risco elevado de violações de direitos humanos durante os Jogos Olímpicos. Para a organização, as autoridades brasileiras estão deixando de promover o legado prometido na área de segurança.

LEIA MAIS:

Governo quer dar Bilhete Único apenas a isentos de IR

Ilha de Brocoió tem casarão tombado, mas que se deteriora sem os cuidados

Corte de despesas na Justiça gera polêmica entre magistrados

Estado estuda parcelar salários dos servidores

?Calendário do 1º semestre da Uerj está totalmente comprometido?, diz reitor

Despesas do estado com servidores requisitados triplicaram

Inadimplência do estado ameaça conclusão de obras do metrô para os Jogos