Cotidiano

Animais de estimação poderão visitar donos em hospitais

Curitiba – Os deputados estaduais rejeitaram ontem, por 32 votos contra 7, o veto do Poder Executivo ao projeto do deputado Hussein Bakri (PSD), que permite a visita de animais domésticos e de estimação em hospitais privados, públicos contratados, conveniados e cadastrados no SUS instalados no Paraná.

O Executivo justificou a proibição das visitas considerando que a “humanização da assistência à saúde é um objetivo a ser alcançado pelas instituições públicas e privadas e deve ocorrer na forma de um processo contínuo e estruturado”. Também alegou que essa proposta afeta as instituições de saúde na gestão, nas normas de vigilância sanitária e nos custos.

O deputado Bakri convenceu os colegas alegando que “a atividade terapêutica assistida por animais se insere nas práticas humanizadas exaltadas pela Organização Mundial de Saúde, que se utilizam do animal como parte integrante do tratamento psicológico do paciente”.

“A partir da ‘pet terapia’ há uma adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, o que permite a redução de estresse e o aumento de bem-estar, reduzindo o período de internação e desconforto da hospitalização”, ressaltou.

CONDIÇÕES

Pelo projeto, fica regulamentado que cada estabelecimento médico criará as normas para o ingresso dos animais para a visitação de pacientes. No caso de cachorros, além da coleira, quando necessário, o animal deverá estar com enforcador e focinheira. Também será exigida a vacinação atualizada e higienização do animal.