Cotidiano

Angra é palco de festival internacional de teatro

Consagrado como o maior festival do Estado do Rio de Janeiro e um dos melhores eventos teatrais do Brasil, a Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA) reúne, em sua 12ª edição, 52 espetáculos reverenciados pelo público e pela crítica, além de oito estreias. A maratona teatral, que começou no dia 3 de junho, segue até o próximo domingo, 19.

Entre as estreias, “A Vida Como Ela ɔ. Ao estilo rodrigueano, a montagem comandada pelo diretor Cláudio Handrey aborda temas como loucura, traição, pecado e desejos imorais. Mais leve, a nova peça “O Último Capítulo” conta a divertida história do casal Berenice e Dagoberto: veja o que acontece quando uma noveleira romântica decide discutir o relacionamento com um flamenguista de carteirinha.

Com uma média de quatro apresentações por dia, a 12ª FITA é apresentada pelo Sesc RJ e conta com apoio do Ministério da Cultura e Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, além do patrocínio da Transpetro, BrasFELS e Universidade Estácio de Sá. Pela primeira vez na história, a organização do evento espera um público superior a cem mil espectadores. O curador, João Carlos Rabello, é só entusiasmo:

– Nossa produção está comemorando a retomada de um patrimônio de Angra dos Reis e de toda a classe artística que, sem dúvida, adora a FITA – diz.

Inspirada nos mais conhecidos festivais europeus, que ocorrem justamente fora dos grandes centros, a FITA se beneficia das paisagens Angrenses para reunir, num lugar paradisíaco, quem produz e gosta do teatro. Duas tendas, uma composta por 1.500 lugares e outra com 500 cadeiras, foram montadas na Praia do Anil, além de um espaço especial no Sesc RJ, onde são organizados debates, palestras e bate-papo com atores e diretores. O Teatro Municipal da cidade também recebe as Sessões Brasfels (espetáculos adultos) e Sessão Estácio Fitinha (espetáculos infantis), com capacidade para 200 pessoas cada.

No site oficial é possível conferir a programação da última semana do evento e garantir ingressos.