Economia

Anfavea: Risco de paralisação é muito alto por falta de insumos

Faltam insumos como aço, borracha, pneus e materiais plásticos

Anfavea: Risco de paralisação é muito alto por falta de insumos

São Paulo – Diante da falta de peças nas linhas de montagem, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) alertou nessa segunda-feira (7) para o “risco imediato” de paralisação de fábricas de veículos. Conforme a direção da associação que representa as montadoras instaladas no País, existe a possibilidade de linhas pararem já nesta semana, afetando o desempenho de fim de ano do setor.

“O risco de paralisação é muito alto agora para dezembro, inclusive, talvez, para esta semana”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, que classificou a situação como “preocupante”. “Esse é um risco imediato, não é teórico”.

Segundo ele, há problemas de abastecimento em insumos como aço, borracha, pneus e materiais plásticos.

Moraes, que no mês passado já tinha relatado a ocorrência de “microparadas” na cadeia de suprimentos, informou que as montadoras seguem dando apoio a seus fornecedores, o que inclui, além de ajuda logística, a compra de matérias-primas que estão em falta e que também tiveram aumento de preços.

Ele atribuiu o quadro de desabastecimento a um descompasso entre a retomada rápida da produção industrial e a capacidade de abastecimento dos fornecedores. Esse desequilíbrio, na avaliação dele, pode ser corrigido em questão de um ou dois meses, mas sem evitar, porém, um impacto na produção na reta final do ano.