Cotidiano

Aneel: redução de tarifas é tendência em Sudeste e Centro-Oeste

2015012980731.jpg

BRASÍLIA – O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) André Pepitone disse nesta terça-feira que a redução de tarifas ?é uma tendência das distribuidoras das regiões Sudeste e Centro-Oeste?, durante reunião do colegiado em que foram aprovadas diminuições para Celg-D (GO), CPFL Piratininga (SP) e Bandeirante (SP).

energia 1810

A redução de tarifas tem sido causada por fatores como a retirada de componentes financeiros, além de menores gastos com encargos e compra de energia elétrica.

A diretoria da Aneel aprovou redução média de 9,53% a ser aplicada a partir do dia 22 nas tarifas da distribuidora goiana Celg-D, controlada pela Eletrobras.

Para os clientes da empresa que recebem a energia em baixa tensão, como as residências, a redução média será de 8,85%, enquanto os consumidores de alta tensão, como as indústrias, terão queda de 10,77%. A distribuidora está na lista de privatizações e concessões do governo do presidente Michel Temer e deve ir a leilão em novembro.

A diretoria da agência também aprovou redução média 23,53% a ser aplicada nas tarifas da Bandeirante Energia, do grupo EDP, a partir do dia 23. Os clientes da empresa que recebem a energia em baixa tensão, como as residências, terão redução média de 19,51%, enquanto os consumidores de alta tensão, como as indústrias, terão queda de 28,64%o.

A empresa distribui energia a aproximadamente 1,8 milhão de consumidores nas regiões paulistas do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Já as tarifas da CPFL Piratininga, a partir da próxima semana, cairão em média de 24,18%. Para os clientes residenciais, o preço terá uma queda média de 19,48%. Para os industriais, o recuo será de 30,22%. A empresa, do grupo CPFL, distribui energia a cerca de 1,5 milhão de consumidores no interior e no litoral de São Paulo, em municípios como Santos, Sorocaba e Jundiaí.