Cotidiano

Andy Warhol vira nova versão de Wally, personagem de livros infantis

Jardim das delícias.jpgRIO – Andy Warhol sumiu pelo mundo das artes, e cabe a observadores atentos conseguir encontrá-lo. Seguindo os moldes da série “Onde está Wally?”, um grande sucesso editorial dos anos 1980/90, o criador da pop art foi transformado em personagem e está escondido em 12 cenas do livro “Where’s Warhol?” (“Onde está Warhol?”, em tradução livre), da editora inglesa Laurence King. Não há previsão de lançamento no Brasil.

Para quem não se lembra ou ainda não tinha nascido, Wally era uma figura alta, magra, com grandes óculos redondos, blusa listrada e gorro que passeava por diferentes cenas do tempo e espaço em companhia de seu cãozinho. Ao todo, o criador Martin Handford publicou sete livros, mas o personagem também foi a estrela de videogames, tirinhas e até um desenho animado.

A ideia de fazer algo semelhante com Andy Warhol foi de Catherine Ingram, uma historiadora da arte, em parceria com o ilustrador Andrew Rae. Rae procurou manter traços semelhantes aos de Handford, usando linhas simples, cores fortes e um humor ingênuo.

As 12 cenas do livro brincam com a vida do próprio artista, frequentador da lendária boate Studio 54, em Nova York, mas também é recheado de referências históricas. Assim, Warhol passeia com seu gato por um “Jardim das Delícias” (referência ao tríptico de Hieronymus Bosch), pela escola de arte Bauhaus e pela praia de Trouville, imortalizada nas telas de Monet.

Ao final, Ingram e Rae providenciaram um glossário visual, explicando diversas referências que aparecem no livro. Na internet, o preço oficial do livro é de US$ 14,95 (um pouco menos de R$ 55), sem incluir o frete internacional.