Cotidiano

André Sturm diz que Virada continua no centro de SP, sem grandes palcos

SÃO PAULO – O futuro secretário de Cultura de São Paulo, André Sturm, disse nesta quinta-feira que a Virada Cultural, evento criado em 2005, vai acontecer normalmente no centro da capital paulista. Declarações feitas no início da semana pelo prefeito eleito João Doria davam conta de que o evento seria transferido para o Autódromo de Interlagos, na região Sul da cidade.

? O que nós não queremos mais são os grandes palcos e as grandes concentrações de público no centro da cidade ? disse ele, em entrevista coletiva no auditório da sede da Caixa Econômica Federal, em São Paulo.

Diretor do Museu da Imagem e do Som, Sturm disse que apenas os grandes palcos e os grandes shows seriam transferidos para Interlagos, dependendo de avaliações posteriores. A sugestão do local, segundo o secretário, que havia pensado antes no estádio do Pacaembu e no Parque do Ibirapuera, foi dada por Doria.

? Como o Pacaembu não pode receber shows e o parque sofreria muito com o afluxo de público, o prefeito sugeriu Interlagos. Na minha cabeça, a área comportaria muita gente. Mas depois fiquei sabendo que um festival de música só comporta 80 mil pessoas. A partir de 2 de janeiro, nós vamos assumir de fato a secretaria e avaliar o que podemos fazer ali. Por enquanto, são apenas planos ? disse ele.

A ideia, segundo o futuro secretário, é utilizar mais os equipamentos da Prefeitura, que são em torno de 170, e criar pequenas atrações em torno desses espaços. Ele pretende utilizar na virada pontos culturais consagrados, como o Teatro Municipal e a Sala São Paulo.

? Com isso, vamos resgatar o objetivo original da Virada, que é fazer as pessoas circularem mais no centro ? explicou ele. ? Muita gente, hoje, não vai porque é muito cheio. Palcos grandes, como por exemplo o Palco Brega, vamos transferir para outro lugar. Ali não se apresentam necessariamente atrações muito grandes, mas é um dos palcos mais visitados e fica muito cheio de gente.

Segundo Sturm, a transição na área da Cultura começou na segunda-feira. Ele disse que ainda está se familiarizando com processos e conhecendo os funcionários responsáveis pelos serviços.

Carnaval de rua

Ao ser questionado sobre o que aconteceria com o carnaval de rua em São Paulo, Sturm disse que não vai haver mudanças na realização da festa.

? Se houver alguma mudança, será para melhor.