Esportes

Andorra vence San Marino no 'duelo de titãs' e encerra jejum histórico

sanmarino.jpgNão só de grandes campeões, jogos com estrelas internacionais ou espetáculos milionários é feita a história do futebol. O encontro de duas das piores seleções do mundo, ambas há 13 anos sem uma vitória, mostrou que o “lado B” do esporte também é capaz de quebrar escritas – ainda que, no caso, negativas. No “duelo de titãs às avessas”, na tarde desta quarta-feira, Andorra levou a melhor, vencendo San Marino por 2 a 0.

Quem abriu o placar na partida entre dois dos maiores sacos de pancada da Europa foi o zagueiro Ildefons Lima, em cobrança de pênalti aos 28 minutos do primeiro tempo. O jogador de 37 anos é o maior artilheiro de Andorra, com dez gols marcados.

Já o segundo gol foi marcado pelo atacante Cristian Martínez de 27 anos, que atua no clube andorrano FC Santa Coloma ao lado de Ildefons. A última vitória da seleção havia sido em 2004, quando superou a Macedônia por 1 a 0 em jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006.

A partida amistosa, realizada no estádio Olímpico de Serraville, reuniu em campo estatísticas impressionantes.Juntas, as equipes já disputaram 280 partidas, com apenas cinco vitórias contabilizadas – uma de San Marino e, após o triunfo no duelo, quatro de Andorra. Foram ainda 16 empates e 259 derrotas. No ranking da Fifa, em que 204 seleções atualmente contabilizam pontos, San Marino aparece na 202ª posição; Andorra é a 203ª.

A partida foi o primeiro confronto entre os dois países. Andorra estava há 86 partidas sem vencer, enquanto San Marino agora amarga 75 jogos consecutivos sem vitória. A próxima chance para os san marinenses quebrarem esta incômoda escrita será no amistoso contra Moldávia no dia 20 de março.

Info – San Marino x Andorra