Esportes

Anderson Varejão entra para história da NBA com final Warriors x Cavaliers

A classificação do Golden State Warriors para a final da NBA, contra o Cleveland Cavaliers, após bater o Oklahoma City Thunder na noite de segunda-feira, colocou Anderson Varejão na história. O pivô brasileiro se tornou o primeiro jogador na liga a ter defendido os dois finalistas na mesma temporada.

Varejão começou a temporada defendendo o Cleveland, tendo disputado 31 partidas pelo time. Em fevereiro, ele foi envolvido em uma troca com o Portland Trail Blazers, mas acabou parando no Golden State.

Varejão teve participação discreta no decisivo jogo entre Golden State e Oklahoma, ficando em quadra por menos de dois minutos e anotando dois pontos na vitória de 96 a 88. A equipe comandada pelo MVP Stephen Curry eliminou o Thunder no sétimo jogo após estar perdendo a série por 3 a 1.

– Foi uma virada sensacional. Sabíamos das dificuldades, da força do Oklahoma, que é um time muito bom e chegou a abrir uma vantagem significativa na série, mas não deixamos de acreditar no potencial do nosso time – disse Varejão.

A decisão da NBA neste ano é uma reprise da temporada passada, quando o Golden State derrotou o Cleveland por 4 a 2 no playoff final. Após 11 temporadas defendendo o Cavaliers, Anderson Varejão terá que enfrentar os ex-companheiros comandados por LeBron James. O primeiro jogo do playoff final será na quinta-feira, a partir das 22h (de Brasília), em Oakland.

– Não sei como vai ser voltar a Cleveland. Com certeza, vai ser uma série em que vou viver muitas emoções. Depois de tantos anos lá, onde joguei metade dessa temporada, não sei como vou me sentir, mas é inevitável passar por isso. Não sei como a torcida vai me receber, como vai reagir, tenho que me preparar mentalmente para tudo isso, porque vai ser muito forte – disse o brasileiro.

Varejão também conseguiu outra marca com a vitória do Golden State sobre o Oklahoma: ele se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão das conferências Leste (2007 e 2015) e Oeste. Depois de dois vice-campeonatos com o Cleveland, ele agora sonha com a primeira conquista.

– É um momento ainda mais especial para mim. Estou muito feliz por poder disputar as finais pela terceira vez na carreira, terminando uma temporada saudável, ajudando a minha equipe. Agora temos uma série contra uma equipe fortíssima, um confronto que já carrega uma história por tudo o que aconteceu no ano passado.