Esportes

Ancelotti lista sequelas da carreira de jogador: ?Joelhos e costas viraram pó?

64608865_Bayern Munich_27s Italian head coach Carlo Ancelotti reacts during .jpg

Em entrevista à revista alemã ?Kicker?, reproduzida pelo jornal espanhol ?As?, o técnico italiano Carlo Ancelotti pintou um retrato assombroso das condições físicas de um jogador de futebol pós-aposentadoria. Ancelotti, hoje treinador do Bayern e que vestiu as camisas de Parma, Roma e Milan na carreira profissional, entre 1976 e 1992, revelou na entrevista que tem sequelas do esforço físico por todo o corpo.

? Fui profissional por 20 anos e hoje já não posso correr. Meus joelhos e as costas viraram pó. Precisei fazer uma cirurgia nas costas porque uma estenose espinhal me dava formigamento na mão durante muito tempo. Se eu demorasse a operar, poderia se estender para minhas pernas ? listou o treinador.

? Se alguém disser hoje que o esporte é bom para a saúde, não é verdade ? completou.

Ancelotti não é o primeiro a reclamar dos efeitos no corpo de uma longa carreira como atleta profissional. O argentino Gabriel Batistuta, conhecido pelo chute potente nos tempos de jogador, revelou em 2014 à ?TyC Sports? que chegou a pensar em amputação devido a dores insuportáveis no tornozelo. A dificuldade para caminhar após a aposentadoria, segundo Batistuta, também fez o artilheiro da seleção argentina urinar na própria cama.

Além do futebol, o risco de sequelas à saúde de estende a outras modalidades esportivas. O multicampeão do boxe Floyd Mayweather, por exemplo, declarou na época da aposentadoria que não tinha medo de perder a invencibilidade caso seguisse no esporte, mas sim de ter lesões permanentes no cérebro. O medo de concussões é comum em esportes como MMA e até o futebol americano.

Para Ancelotti, que convive com as dores típicas de um ex-atleta, é importante respeitar os limites do próprio corpo. Por isso, segundo o treinador, ele promove rodízios na escalação do Bayern de Munique, de modo a evitar que os jogadores se esgotem fisicamente.

? O treinamento é importante, mas é preciso dosá-lo. É preciso treinar forte, mas também dar ao corpo a possibilidade de relaxar ? avaliou.