Cotidiano

Análise revela presença de filhotes em crocodilo mumificado de 2.500 anos

crocodile_241.jpg

RIO ? Os antigos egípcios tinham o costume de mumificar não apenas pessoas, como animais. Numa dessas múmias, um crocodilo de 2.500 anos, pesquisadores do Museu Nacional Holandês de Antiguidade fizeram uma intrigante descoberta. Análises anteriores já haviam revelado que a múmia é formada por dois animais de médio porte. Agora, foram encontradas dezenas de filhotes enrolados individualmente.

? Você não pode vê-los muito bem em escaneamentos antigos, a não ser que você saiba que eles estão lá ? disse a curadora do museu, Lara Weiss. ? E nós nunca esperávamos encontrar isso.

Com três metros de comprimento, a múmia de crocodilo está no Museu Nacional Holandês de Antiguidades desde 1828, exposto nas galerias egípcias. Em 1996, um exame de tomografia revelou que a múmia era formada por dois animais, mas apenas uma nova análise, com modernas técnicas tridimensionais, foi capaz de revelar os 47 filhotes.

O museu descreve a descoberta como ?excepcional?, explicando que o uso de crocodilos filhotes e adultos pode refletir uma antiga crença egípcia na vida após a morte. Outra possibilidade é de que não haviam crocodilos grandes o suficiente disponíveis no momento da oferenda.

crocodile_21.jpg

Existem no mundo poucos exemplares de crocodilos mumificados, mas em ao menos um deles, que está exposto no Museu Britânico, em Londres, exames também identificaram a presença de 20 filhotes presos às costas do animal. Os antigos egípcios mumificavam vários tipos de animais, normalmente para prestar reverência a deuses que se manifestavam na forma de animais. No caso, os crocodilos eram oferecidos ao deus Sobek.

A autópsia realizada na múmia do museu holandês foi realizada no Centro Médico Acadêmico como parte de um projeto para digitalização em três dimensões de parte do acervo para uma nova exibição. Desde a última sexta-feira, os visitantes podem realizar uma autópsia virtual nas múmias do crocodilo e de um sacerdote.

?O que era para ser uma ferramenta para os visitantes do museu já produziu novas descobertas científicas?, diz o museu, em comunicado. ?Quando nos começamos a trabalhar nesse projeto, nós realmente não estávamos esperando por descobertas. Até porque a múmia já havia sido escaneada. Foi uma grande surpresa que tantos filhotes de crocodilos pudessem ser detectados?.