Ana Paula Vergutz está confirmada na Olimpíada

A vaga foi confirmada no fim de semana, no 2º Controle Nacional de Canoagem Velocidade 2016, realizado no Parque Náutico do Iguaçu

Cascavel – Atleta acostumada a ser a número 1 no esporte, a canoísta Ana Paula Vergutz, líder do ranking nacional da canoagem velocidade e primeira brasileira a conquistar uma medalha em Jogos Pan-Americanos (bronze em Toronto 2015), é agora também a primeira cascavelense a ter o nome confirmado nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A vaga foi confirmada no fim de semana, no 2º Controle Nacional de Canoagem Velocidade 2016, realizado no Parque Náutico do Iguaçu, sede da seleção brasileira, em Curitiba.

Para garantir presença nas Olimpíadas, Ana Paula, de 28 anos, deixou sua principal concorrente à vaga, a gaúcha Cinara Camargo Barbosa, oito segundos atrás na somatória das duas principais distâncias da modalidade. No K1-500m, a cascavelense cruzou a linha de chegada em 2min05, cinco segundos à frente de Cinara, que é especialista nos 200m e mesmo assim remou três segundos abaixo de Ana Paula na distância.

A cascavelense, aliás, já vinha apresentando nas últimas competições tempos próximos aos das melhores canoístas do mundo. Há 15 dias, na 2ª etapa da Copa do Mundo, na República Tcheca, ela remou a qualificatória do K1-500m com quatro campeãs olímpicas e conseguiu avançar à semifinal com o tempo de 1min58s719, na sexta posição. Na semi, remou a prova em 2min02s5 e terminou na nona colocação. Todos os tempos dela ficaram abaixo dos 2min03s329, o que lhe garantiu a medalha de bronze na distância no Pan de Toronto 2015.

A vaga olímpica está sendo comemorada por Ana Paula com muito trabalho. Da capital paranaense ela embarcou direto para São Paulo, onde realizará treinos intensivos durante três semanas visando aos Jogos Olímpicos.



Fale com a Redação

dezoito − seis =