Esportes

Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto disputam maratona aquática nesta segunda-feira

Se na piscina do Estádio Aquático o Brasil não conseguiu medalha, a esperança agora reside na água salgada da Praia de Copacabana. Hoje, a partir das 9h, com largada e chegada no Forte de Copacabana, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto disputam os 10 quilômetros da maratona aquática.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Poliana chega à sua terceira participação olímpica tentando dar a volta por cima após ter sofrido com hipotermia nos Jogos de Londres-2012, quando abandonou a prova. Em Pequim-2008, ela foi sétima colocada. Ana Marcela ficou em quinto em Pequim e não esteve em Londres. Mas a baiana de Salvador chega ao Rio como uma aposta concreta de medalha, credenciada por seus ótimos resultados em campeonatos mundiais.

Ana Marcela é bicampeã mundial (2011 e 2015) na prova de 25km. Tem ainda duas medalhas de prata, na prova de 10km e na disputa por equipes de 5km, e dois bronzes, nos 5km e nos 10km.

? Estou muito feliz porque consegui cumprir à risca o planejamento que foi traçado pela minha equipe para a Olimpíada. Eu me sinto 200% pronta para brigar por uma medalha ? avisa Ana.

Os recordes dos Jogos Olímpicos Rio-2016

A maratona aquática estreou no programa olímpico em 2008 ? até Londres era uma modalidade da natação. No Rio, ganhou status de um esporte à parte, e pela primeira vez a prova será disputada em águas salgadas, o que agrada, e muito, a baiana Ana Marcela:

? Maratona aquática tem cara de mar, gosto de mar e cheiro de mar. Competir numa Olimpíada em casa, na água salgada, fria e mexida do mar de Copacabana é tudo de bom para mim. É desse jeito que eu mais gosto de nadar.

FORTE CONCORRÊNCIA

Ouro em Londres, a húngara Eva Risztov está no Rio para defender seu título. Prata quarto anos atrás, a americana Haley Anderson será outra adversária de peso, assim como a francesa Aurélie Muller, campeã mundial no ano passado. Ana Marcela, porém, diz que não pode se preocupar com quem estará dando braçadas ao seu lado:

? Tenho que fazer a prova perfeita, sem imaginar quais adversárias poderão dar mais trabalho. Será uma prova de altíssimo nível técnico e muito acirrada entre pelo menos dez concorrentes. Tenho convicção que não será nada, nada, fácil.

A prova masculina da maratona aquática será disputada amanhã, também em Copacabana. Allan do Carmo será o representante brasileiro.

Conheça todos os esportes olímpicos da Rio-2016