Política

Ampliação da logística

O deputado Alfredo Kaefer(PP-PR) participou ontem no Palácio Iguaçu junto com a governadora Cida Borghetti e o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, da entrega de 25 veículos às Centrais Públicas de Recebimento e Distribuição da Seab. Os carros servirão de apoio à logística e à comercialização de alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos, que atende os agricultores familiares.

Para a governadora, os investimentos em logística representam mais oportunidades aos produtores rurais e fomentam as práticas de agricultura familiar no Estado. “Os veículos vão facilitar a logística dos produtos cultivados pelos pequenos produtores para que cheguem às mesas com a qualidade assegurada para o consumo. Com isso, os agricultores terão mais oportunidades de plantio”, disse.

O ministro do Desenvolvimento Social afirmou que apoiar a agricultura familiar significa ajudar na manutenção de um dos elos importantes do Brasil. “Hoje, 80% dos alimentos consumidos no país são provenientes da agricultura familiar. Entregar equipamentos para facilitar o escoamento da produção é estratégico para o Governo, para economia e para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Beltrame.

Os veículos serão distribuídos aos municípios de acordo com planejamento do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, que levou em consideração os principais produtores de alimentos para a merenda escolar e aqueles que ainda não têm assistência técnica apropriada. Na próxima etapa de entregas de equipamentos, que deve acontecer até o final de 2019, os 105 municípios que abrigam as centrais da Secretaria da Educação serão contemplados.

Sustento da terra

Para o deputado Alfredo Kaefer, “além do plantio para vender, as famílias também tiram o seu sustento da terra. É muito importante que a agricultura familiar seja contemplada, pois ela gera renda aos produtores e a melhoria na qualidade da produção, que reflete também para a cidade. É importante frisar que, para a cidade ir bem, o campo precisa estar bem. Com os veículos entregues hoje, os produtores vão ganhar mais assistência e agilidade na entrega dos seus produtos”.