Cotidiano

AMP lança manuais sobre Educação e Saúde para orientar novos prefeitos

A diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) lançou duas importantes obras para orientar os novos prefeitos no Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, aberto nesta quarta-feira à noite (dia 30) no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu.

O “Manual para gestores da educação municipal” foi escrito pelos professores Jacir Machado (conselheiro de Educação da AMP) e Jose Dorival Perez. Já a obra “Modelos e prestação de serviços de assistência à saúde pelos Municípios” foi escrita pelo  professor e advogado Fernando Borges Mânica. A AMP está distribuindo os dois manuais em seu estande no Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos.

O presidente da AMP e prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Ricardo Ortina, disse que as obras são muito importantes porque apresentam informações práticas sobre as duas áreas com maior orçamento e que geralmente oferecem os maiores desafios para as prefeituras. “É um presente que a AMP oferece aos novos prefeitos. Cumpre, assim, seu papel de orientar os prefeitos e prefeitas eleitos”, comentou.

Líderes Públicos

O Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos foi aberto ontem com as presenças de mais de 1,8 mil  pessoas – das quais 366 são prefeitos. O governador Beto Richa, a vice-governadora Cida Borghetti, os ministros Ricardo Barros (Saúde) e Bruno Araújo (Cidades) e dezenas de autoridades participam do encontro.

Beto Richa disse que os municípios terão no Governo do Estado um parceiro e um aliado estratégico para viabilizar investimentos e superar dificuldades financeiras. “Quero reafirmar aqui o caráter municipalista da nossa gestão. Contem com o nosso governo para auxiliar na administração municipal”, disse o governador o encontro, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae e o apoio da AMP.
 

Hoje, a programação do encontro é a seguinte:

08h30 – Abertura – governador Beto Richa

09h00 – Conferência Magna “O município e o Desenvolvimento Sustentável”  – Luis Alberto Moreno (presidente do BID)

09h50 – Palestra “Gestão Urbana- desafios e soluções para os municípios” –

Bruno Araújo (ministro de Estado das Cidades)

11h20 – Painel “Cidades e soluções” – Marcel Micheletto (prefeito de Assis Chateaubriand) e Vinicius Farah (prefeito de Três Rios – RJ, a confirmar)

13h30 – Oficina “Como começar a governar governando: os primeiros 100 dias de governo – do discurso à prática” – Equipe SEBRAE e Fomento Paraná

15h50 – Oficina “Importância do crédito para o fortalecimento da economia local” –

Fomento Paraná e SEBRAE/PR

17h30 – Palestra “O desafio do líder no tempo atual” – Eugênio Mussak