Cotidiano

Amor pela grande família

Miguel Arcanjo da Rocha

Nasceu em 14/04/1921

Morreu em 01/06/2018

Natural do Estado da Bahia, Miguel Arcanjo da Rocha, nasceu no dia 4 de abril de 1921 na cidade de Brumado. Ainda na juventude foi viver no estado de São Paulo, onde se casou com Maria Joaquina Peres da Rocha e teve quatro filhos.

Foi na década de 60 em que ele chegou ao Paraná. “Sempre trabalhou como agricultor na região de Capitão Leônidas Marques”, comenta a filha Luzia Rocha Sperandio.

No ano de 1982, Miguel ficou viúvo e então decidiu por uma nova vida. Nessa época vendeu o sítio e veio para Cascavel para morar com a filha Luzia. Já aposentado aproveitava os momentos em que podia para viajar. “Ele gostava muito de viajar e visitou muitos parentes”, lembra Luzia.

A família

Construiu uma grande família com a qual tinha muita satisfação em estar próximo. “Gostava de reunir a família para almoçar nos finais de semana e isso era muito divertido”, afirma a filha.Homem trabalhador, bom pai, teve a alegria de compartilhar a vida e dar bons exemplos e muito amor aos 11 netos e 15 bisnetos. “Era amoroso com todos e muito honesto”.

Força

Miguel Arcanjo sempre demonstrou força e determinação e nunca se queixou de problemas de saúde. “Nunca ficou doente e antes do Alzheimer era muito lúcido, sempre muito otimista e muito feliz. Tínhamos o prazer em cuidá-lo e tudo isso foi gratificante e faríamos tudo novamente”, comenta a filha.

Há cinco anos Miguel Arcanjo havia desenvolvido o Alzheimer e por isso o seu estado de saúde foi debilitado. Ele faleceu no dia 1º de junho aos 97 anos. O sepultamento ocorreu no Cemitério Central de Cascavel. Ele deixa quatro filhos 11 netos e 15 bisnetos.