Cotidiano

Amor de mãe duplicado

O amor de mãe se tornou ainda mais intenso na vida da jovem Erica Fernanda Maia da Silva, de 21 anos, moradora do Bairro Clarito em Cascavel. Aos 16 anos ela teve o primeiro filho, aos 19, reviveu o sentimento da maternidade e no dia 23 de março deste ano, completou a família ao dar à luz a gêmeas.

Desde o início da gestação, Erica desejava ter o parto normal, mas não imaginava que isso fosse ocorrer em casa. Ela começou a sentir dores que em um curto passar de tempo aumentaram.

Foi no banho que percebeu a bolsa estourar e a partir daí, familiares que estavam com ela solicitaram apoio da equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“Quando deitei na minha cama um cordão umbilical já estava para fora. Fiquei com um pouco de medo de elas nascerem e o Samu não chegar”, recorda a mãe.

Essa foi a cena que o médico responsável pelo parto, Leonardo Ebrahim, se deparou ao chegar ao local. Diante da ansiedade e nervosismo da família, ele solicitou apoio da equipe de socorristas já confiante de que ali seria realizado o parto.

“Solicitei ao socorrista André e enfermeira Bruna para que pegassem o material que iríamos realizar o parto ali mesmo devido às contrações efetivas”, diz ele.

O parto de gêmeos foi algo novo para a equipe que foi surpreendida ainda pela forma que a primeira bebê nasceu. “Após alguns minutos de trabalho de parto aparece a primeira menina em posição pélvica, outra novidade para todos nós da equipe, mas tudo ocorreu bem”, lembra Ebrahim.

Poucos minutos depois do nascimento da primeira filha que recebeu o nome de Yasmin, chegou a segunda bebê. “Passaram-se 15 minutos e logo iniciou a saída da Yngrid, mas esta na posição cefálica, sem intercorrência”, explica o médico.

“Foi uma sensação maravilhosa, um parto super natural e extremamente emocionante”, comenta a mãe. Logo na sequência, mãe e filhas foram encaminhadas ao HU.

Anjos da Guarda

Para o médico Leonardo Ebrahim, esse certamente é um dos momentos mais marcantes em sua carreira profissional. “Já realizei outros partos, mas foi o meu primeiro de gêmeos e que ficou marcado na minha carreira do Samu e como médico. São raros os partos de gêmeos e com prolapso e o primeiro pélvico ainda mais”.

Ele agradece o comprometimento da equipe que o acompanhou e destaca a tranquilidade com a mãe se manteve durante o parto. “O socorrista André e enfermeira Bruna foram tiveram uma tranquilidade e condutas perfeitas, para que tudo ocorre-se bem, assim como a da mãe durante o parto. Tivemos uma energia muito positiva neste dia, fomos abençoados”.

“Foram meus anjos da guarda. Deus me mandou as pessoas certas, na hora certa. Eles foram atenciosos, carinhosos e cuidadosos. O trabalho foi maravilhoso e me passaram uma segurança muito forte”, comenta Erica.

Sentido à vida

A jovem mãe de quatro filhos reconhece que hoje a rotina é muito mais corrida. “Minha vida está bem diferente e muito mais corridas com duas bebês. O trabalho é dobrado para dar banho, amamentar e trocar fraldas. Quase não sobra tempo só para mim”, diz ela.

Apesar de todo o esforço Erica se diz grata por tudo que conquistou na vida. “Fui mãe muito nova, mas nunca me arrependi disso e foi a melhor coisa na minha vida. E a gratidão por ter gêmeas é dobrada”.

Ter auxiliado no nascimento das bebês é gratificante também para a enfermeira Bruna Boni. “No dia do parto era aniversário do meu filho. Revivi todo meu parto no dela. Foi um presente para mim. Proporcionamos a ela um parto que eu gostaria de ter tido. Será algo marcante em nossos corações para sempre”.

Presente de aniversário

Anderson Damario, pais das gêmeas que hoje completam um mês e 18 dias de vida, embora não tenha conseguido acompanhar o parto das filhas, foi presenteado com o nascimento delas no dia do seu aniversário.

“Obrigado meu Deus por minhas pequenas virem com muita saúde. Que presentão bem no dia do meu aniversário”, disse ele ao ver as meninas.