Saúde

Amop vai pedir para governador rever decisão da quarentena

Prefeitos querem continuar decidindo localmente sobre a abertura e o fechamento das atividades comerciais

Amop vai pedir para governador rever decisão da quarentena

Após duas horas de reunião na manhã desta quarta-feira (1º), por videoconferência, os prefeitos dos municípios do oeste do Paraná decidiram acatar o decreto do governo do Paraná anunciado ontem e que prevê quarentena rigorosa em 134 cidades paranaenses, mas que vão pedir a revisão das medidas.

No total, 44 dos 54 municípios participaram da conversa. Eles decidiram enviar uma carta ao governador Ratinho Júnior na qual pedirão autonomia para seguir com decretos municipais, levando em consideração a realidade de cada cidade. Na prática, o que eles querem é evitar a quarentena imposta pelo Estado.

“Os municípios menores estão com poucos casos do novo coronavírus, alguns não registraram mortes por covid-19 ainda, e querem adotar medidas mais brandas. E os municípios maiores, onde os casos estão aumentando muito e temos muitas mortes, devem adotar medidas mais duras. Por isso, resolvemos enviar essa carta ao governador, para que cada prefeito adote medidas considerando a realidade vivida hoje”, explica o presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, que intermediou a videoconferência entre os prefeitos.

O presidente da Amop revela que os municípios de Foz do Iguaçu e Medianeira pretendem manter o fechamento do comércio, conforme prevê o decreto estadual. “Alguns municípios já estão com o comércio fechado há dez dias, se fechar mais 14, podem enfrentar grandes dificuldades na economia local. Não estamos aqui para enfrentar o governo, mas alguns municípios estão com dificuldades para levar essa mensagem [medidas mais rigorosas] para a população. Precisamos buscar o melhor para a saúde, mas precisamos também pensar no comércio. Não podemos eliminar a economia”, comentou o presidente da Amop.