Política

Amop terá abrigo regional para mulheres vítimas de violência 

Proposta de abrigo regional para mulheres avança na Amop

Amop terá abrigo regional para mulheres vítimas de violência 

Cascavel – Prefeitos e prefeitas participaram ontem (23) da 9ª AGO (Assembleia Geral Ordinária) da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) de 2021, com ampla pauta de assuntos. O encontro foi comandado pelo prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos. Entre os temas levados à plenária, um deles, proposto pelo prefeito de Toledo e segundo vice-presidente da Amop, Beto Lunitti, foi a criação de uma estrutura regional, no formato de consórcio, de acolhimento de mulheres vítimas de violência física e psicológica.
“É um processo ainda em início de discussão, que atende uma demanda da Adamop (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná), encabeçada pela presidente Fabíola Paranhos”, disse Lunitti.

Recentemente, em Toledo, um caso contundente, que virou notícia nacional, evidenciou o caso de uma mulher vítima de cárcere privado. “Precisamos de uma casa de acolhimento regional, modelo em políticas de assistência social, especialmente preparada para atender esse público-alvo. Somos uma região altamente produtiva e desenvolvida, com boa infraestrutura, porém precisamos de conceitos ainda mais humanistas”, disse Lunitti.

Agora, o quadro técnico de engenheiros e arquitetos da Amop fará um estudo de viabilidade econômica, para consolidar a criação da futura estrutura e verificar junto aos municípios associados, os interessados em participar do consórcio.

Outros temas estiveram em pauta: explanação virtual do secretário executivo do consórcio Conectar, de aquisição de vacinas e insumos contra a Covid-19, Marcelo Cabral; explanação do diretor geral do Instituto Opinião Pesquisas, Arilton Frares, sobre diagnóstico econômico e social da região Oeste; e explanação do coordenador da Representação de Governo da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Cascavel, Carlos André Correia Cardoso, sobre o Finisa (Financiamento para Infraestrutura), bem como alterações nas regras relacionadas a repasses da União.

“Foi uma reunião com discussão de temas importantes e de aprimoramento de políticas públicas. Mostrou que o Oeste é uma região diferenciada das demais, com todo respeito a outras regiões, da qual teremos a oportunidade de apresentar a investidores internacionais, em breve, para atração de investimentos para a região, na Feira Internacional de Dubai”, destacou o presidente da Amop, Leonaldo Paranhos.

Foto: Amop/Assessoria