Saúde

Amop se reúne na sexta e pode discutir vacina a professores

Amop se reúne na sexta e pode discutir vacina a professores

Cascavel – No ato simbólico que marcou o início da vacinação contra a covid-19 em Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos levantou a necessidade de inclusão dos professores no grupo prioritário para imunização contra a covid-19.

Ele observou que a retomada das aulas presenciais está agendada para fevereiro, mês em que é previsto novo pico de contágios da doença, e que os professores também deveriam sem imunizados nesse primeiro momento para que não fosse necessária nova suspensão das aulas.

Paranhos pretende tratar do tema com os 53 prefeitos da Amop (Associação de Municípios do Oeste do Paraná), para que a discussão ocorra de maneira regional, e cogitou a possibilidade de aquisição de vacina pelo Município para proteger a categoria.

Questionada sobre a possível compra, a assessoria de comunicação do Município informou que a ação precisaria de autorização do Ministério da Saúde, e que, por enquanto, o que há é um plano nacional de vacinação e que esse é o início de uma discussão sobre o assunto.

 

Reunião na sexta

A próxima reunião da Amop, de acordo com a assessoria da Amop, será nesta sexta-feira (22). O encontro será fechado e exclusivo para prefeitos ou vices em exercício, “sem a presença de nenhum assessor ou semelhante”, por conta da pandemia.

Na ocasião, devem ser discutidos assuntos relacionados à pandemia, à concessão das rodovias e assuntos gerais. A ideia de Paranhos deve ser apresentada aos demais chefes do Executivo.

Com a mudança de prefeitos, eleitos em 15 de novembro, a Amop permanece sem presidente. A eleição do novo comandante está marcada para o dia 29 de janeiro e o provável candidato de consenso é Paranhos.

 

Paraná registra novo recorde de casos ativos de covid-19

Cascavel – O Paraná registrou ontem novo recorde de casos ativos, com capacidade de transmissão do novo coronavírus. De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), há 125.147 infectados no momento, dos quais 1.337 estão internados.

O número vem crescendo de forma expressiva nas últimas semanas, refletindo, de acordo com o governo estadual, as aglomerações das festas de fim de ano e eventos de veraneio, como viagens à praia.

A Sesa também informou 3.743 novos casos e 55 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 508.348 infectados desde o início da pandemia, dos quais 9.114 não sobreviveram. O monitoramento da Sesa informa ainda 3.989 casos de residentes de outros estados, inclusive 72 mortes.

Os casos divulgados nessa quarta-feira são de janeiro de 2021 (3.489) e dos seguintes meses de 2020: junho (4), julho (7), agosto (4), setembro (2), outubro (4), novembro (57) e dezembro (176).

 

Oeste

Na região oeste do Paraná, nos municípios que compreendem a 9ª, a 10ª e a 20ª Regional de Saúde, 81.557 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus e 1.088 não resistiram às complicações causadas pela doença e foram a óbito.

Internamentos caem

O número de paranaenses que ocupavam leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença teve ligeira queda em relação à terça-feira (19). Ontem, havia 2.734 pessoas internadas em todo o Estado (1.337 diagnosticados e outros 1.397  aguardando exame), 109 a menos que no dia anterior.

A redução levou à queda de um ponto percentual na taxa de ocupação das UTIs Covid-19 no Estado. Ontem, a taxa de ocupação era de 82%, com 215 leitos disponíveis, das 1.209 UTIs exclusivas para tratar covid-19.

Já na Macrorregional Oeste, a taxa de ocupação aumentou um ponto percentual, passando para 75%. Dos 197 leitos de UTI disponíveis, 50 estavam livres.