Política

Amop fará mobilização para que professores sejam vacinados logo

Reunião contou com representantes dos 54 municípios

Amop fará mobilização para que professores sejam vacinados logo

Cascavel – A primeira assembleia geral ordinária de 2021 e da atual legislatura de prefeitos e prefeitas foi realizada na manhã dessa sexta-feira (22), na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel. Todos os 54 municípios associados se fizeram representados, a maior parte por prefeitos e prefeitas.

A condução dos trabalhos esteve a cargo de Rineu Menoncin (Texeirinha), ex-prefeito de Matelândia e presidente da entidade até o dia 29 de janeiro, data em que ocorrerá a eleição para a nova diretoria da Amop, conjuntamente com o prefeito anfitrião, Leonaldo Paranhos.

A pauta da reunião foi extensa. Os chefes do Poder Executivo fizeram apresentação pessoal individual e de suas demandas, dúvidas, sugestões e críticas. Em seguida assistiram a um vídeo institucional que relata as principais atividades desenvolvidas pela entidade municipalista oestina.

A volta às aulas após um ano diante da pandemia do novo coronavírus foi a discussão que se seguiu. O assunto vem sendo tratado tecnicamente pelo Departamento de Educação da Amop e a previsão é de que as aulas da rede pública sejam retomadas de 8 a 18 de fevereiro. O assunto foi tratado pela secretária de Educação de Cascavel, Marcia Baldini, e pela coordenadora do Departamento Pedagógico, Emma Gnoatto.

Sobre a volta efetiva das aulas, a decisão ficou a critério de cada gestor. A orientação da Amop é de que a volta seja feita primeiramente pelo ensino fundamental, deixando os Cmeis para um segundo momento.

No entanto, entra o aspecto da vacinação dos professores contra covid-19. Nesse sentido, a Amop fará uma mobilização visando atingir esse público-alvo como prioridade, juntamente com o pessoal da saúde.

 

Pedágio

Outro tema na pauta foram as próximas concessões do pedágio. O secretário de Administração e Previdência, deputado estadual Marcel Micheletto, que representou o governador Ratinho Junior na reunião, explanou sobre o andamento das negociações com as concessionárias, os modelos em discussão a partir da nova licitação de concessão de rodovias, implantação de novas praças de pedágio e outros temas correlatos. Agora, uma reunião técnica sobre o tema será agendada para os próximos dias, com a presença do governo do Estado, provavelmente no início de fevereiro.

 

Foto: Assessoria