Cotidiano

Amop domina ranking nacional dos portais da transparência

O ranking avaliou 5.568 municípios brasileiros a partir de 16 critérios

Cascavel – O Oeste é a região do Paraná onde as prefeituras mais cumprem os critérios de transparência estabelecidos pela Lei Complementar 131/2009. Sete das 14 prefeituras do Estado mais bem classificadas no Ranking Nacional dos Portais de Transparência são filiadas à Amop.

Divulgado na quarta-feira pelo MPF (Ministério Público Federal), o ranking avaliou 5.568 municípios brasileiros a partir de 16 critérios, principalmente a divulgação, na internet, dos salários dos servidores e dos contratos firmados pelo poder público.

Em uma escala de 0 a 10, a média dos municípios paranaenses ficou em 4,22 – acima do Índice Nacional de Transparência, que foi de 3,91. Curitiba ficou na 15ª colocação entre as cidades do Estado e na 11ª entre as capitais do País, com nota 8,1. Já o Governo do Paraná ficou na 17ª posição no levantamento dos estados, com nota 6,10.

Prazo

Junto do ranking, o MPF divulgou uma série de recomendações para que os gestores (prefeitos e governadores) sanem em até quatro meses as mais de 5 mil irregularidades encontradas. Vencido esse prazo, uma nova avaliação será feita e ações civis públicas serão ser ajuizadas nos casos de descumprimento das normas.