Cotidiano

Amop busca solução definitiva a problemas em aterros sanitários

O coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vinicio Bruni, fez um alerta ontem aos prefeitos da Amop, dizendo que é preciso transformar de teoria em prática, o quanto antes, a discussão sobre a transformação de lixões a céu aberto em aterros sanitários nos municípios.

Segundo ele, a região Oeste é uma das mais adiantadas do Brasil na discussão desse tema, mas se o debate não avançar a passos largos, as prefeituras que ainda não se adaptaram ficarão sujeitas às implicações administrativas e penais impostas pela lei.

De acordo com o presidente Rineu Menoncin, a Amop vai criar um grupo técnico para buscar solução para o problema. “A união de municípios no formato de consórcio, com objetivo também de promover a reciclagem de materiais inservíveis, está na pauta de discussões”, disse.

COMPLIANCE

Na reunião de ontem da Amop, o advogado William Júlio de Oliveira ministrou palestra aos prefeitos sobre compliance, que é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade de possíveis atos de corrupção. Segundo ele, essa é uma eficiente ferramenta para prevenir atos de corrupção.