Cotidiano

Amigo de Cabral pede acesso a partes de ação que citariam seu nome

cabralanel (1).pngRIO – O administrador Paulo Fernando Magalhães Pinto enviou no último dia 28 um requerimento à 7ª Vara Federal Criminal do Rio pedindo acesso às peças do processo da Operação Saqueador em que teria sido citado. Magalhães Pinto é amigo do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, de quem também foi assessor. A Operação Saqueador foi deflagrada em julho deste ano e prendeu o ex-dono da Delta, Fernando Cavendish, e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, entre outros.

De acordo com reportagem do GLOBO publicada em outubro, Magalhães Pinto foi quem devolveu a Cavendish o anel, de cerca de R$ 800 mil, que o empreiteiro pagou para a então primeira-dama do Rio, Adriana Anselmo, a pedido de Cabral. A joia foi devolvida em 2012, quando o ex-governador rompeu com Cavendish após as revelações de que a Delta usava as empresas do bicheiro Carlinhos Cachoeira para lavar dinheiro.

Outro presente que Cavendish dera a Cabral foi um carro Ford Ranger 2007, placa KXG 0628. O veículo saiu de uma concessionária em nome de Magalhães Pinto, por ser amigo de confiança de Cabral, para evitar a associação direta do mimo com o empreiteiro. Para provar que o carro é de Cabral, Cavendish tem fotos do governador na Ranger. Quando se separou por um tempo de Adriana Ancelmo, Cabral morou no apartamento de Magalhães Pinto em Ipanema. O ex-dono da Delta está em prisão domiciliar e negocia uma delação premiada com o Ministério Público Federal.

No requerimento enviado ao juiz Marcelo Bretas, os advogados de Magalhães Pinto contam que o administrador soube das citações ao seu nome por meio de reportagens e que ele está à disposição da Justiça. A defesa pede ainda que seja informado o número de procedimentos em que Magalhães Pinto é mencionado e solicita o acesso a essas peças da ação, ?de modo a propiciar a produção de melhores esclarecimentos sobre os fatos em apuração?.