Cotidiano

Amigo bom de Tião em ?A lei do amor? é dublador de Ben Afleck há 20 anos

tvg_20160921-ea-a-lei-do-amor-08.jpgA voz de Jorge Lucas é a sua marca registrada. Dublador há 24 anos ? há pelo menos 20 é ele quem faz o astro Ben Afleck ser ouvido em português ? ele, na pele de Miro em ?A lei do amor?, usa sua voz para tentar trazer sanidade a Tião (José Mayer), que insiste na vingança contra Magnólia (Vera Holtz).

? Miro é a consciência boa de Tião. Sabe de seus segredos e sempre tenta lhe mostrar a lei do amor, fazer com que esqueça o rancor, a vingança. Mas faz isso de forma suave, não julga. É o único amigo que Tião teve e tem na vida ? analisa Jorge, de 49 anos, que faz sua primeira novela do início ao fim.

Diferentemente do amigo, Miro é homem bom, que tem profundo carinho por Tião.

? Eles têm uma relação desde a juventude, da época em que trabalharam juntos na olaria. E tem um detalhe: Tião resgatou Miro da rua. Depois de anos, ele o reconheceu e o tirou daquela vida. Miro é alcoólatra, não bebe há tempos, e tem gratidão pelo amigo ? conta.

A relação do ator com José Mayer, aliás, também é de agradecimento:

? Zé é a generosidade em pessoa. Quando estávamos começando a gravar, eu disse a ele: ?Olha, qualquer coisa que eu tenha que fazer, me diz. O que quero é aprender com você. E ele: ?E eu com você?. A gente brinca o tempo todo e isso passa para a cena.

Jorge afirma que tem poucos e seletos amigos.

? Tenho pessoas queridas que me fazem ver quando estou errado. Aquelas que são mais minhas irmãs que meus irmãos. Que sabem coisas da minha vida que minha família não sabe ? diz.

Pai de Clara, de 20 anos, Jorge identifica semelhanças com Miro quando o assunto é a paternidade.

? Ele é um paizão, adora o filho Marcão (Paulo Lessa), sai do sério se alguém mexe com o rapaz. Sou assim também, ainda mais por ser pai de mulher. Clara veio morar comigo quando tinha 7 anos. Criamos uma relação bacana. Ela faz História, dá aula para crianças com dificuldade de aprendizado. Tenho orgulho dela, desse dom tão bonito que tem ? emociona-se.