Cotidiano

AMIC PR se consolida como referência nacional em sustentabilidade

Entidade recebeu placa da certificação máxima no quesito das boas práticas ambientais; prédio da associação é um dos 25 edifícios em todo o país a recebê-la

AMIC PR se consolida como referência nacional em sustentabilidade

 

Nesta terça-feira, 15/03, a AMIC PR (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) recebeu a placa de certificação internacional de sustentabilidade, Leed, em nível Platinum, concedida pela Green Building Council (GBC) Brasil. O prédio que abriga a nova sede da AMIC PR, também chamada de Casa do Empreendedor, é um dos 25 prédios em todo o Brasil que recebeu essa certificação.

O recebimento dessa placa materializa a certificação recebida em 2021. A Leed Platinum é o nível máximo de excelência e a Casa do Empreendedor alcançou 82 pontos, tornando-se referência em requisitos e boas práticas. “A AMIC PR é comprometida com iniciativas que contribuam para uma sociedade melhor. Essa certificação comprova que nosso trabalho tem sido feito com responsabilidade e sustentabilidade, e é um ótimo exemplo para motivar e inspirar nossos associados e a comunidade empresarial como um todo a desenvolverem boas práticas que possam contribuir para mais qualidade de vida de todos”, afirma a presidente da AMIC PR, Sônia Xavier.

A solenidade e a entrega da placa são um reconhecimento de uma iniciativa importante. O prédio que abriga a nova sede da AMIC PR é imponente, localizado em uma das regiões mais nobres do município e foi construído com espaço planejado para oferecer mais conforto aos associados e um ambiente mais agradável e moderno aos colaboradores. Ao todo, são 855,5 metros quadrados de área construída.

O prédio tem geração de energia fotovoltaica, captação de água da chuva, automação completa, além de contemplar o uso de recursos da região sempre que possível, o reuso de material de construção em etapas previamente definidas e uso de materiais que diminuam o consumo de ar-condicionado. Para desenvolver o projeto arquitetônico, foi considerada a posição do terreno. Com isso, o prédio foi construído para que a face leste receba o sol da manhã, além da utilização de brises na fachada, que permitem mais luminosidade e controle dos rádios solares.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Nei Hamilton Haveroth, a AMIC PR tem uma visão de sustentabilidade que merece a menção honrosa. “A associação é referência em diversas frentes. Quando falamos em sustentabilidade podemos fazer várias reflexões, inclusive na busca por qualidade de vida. Antigamente, havia uma aversão para falar sobre esse tema, hoje vemos o quanto pensar no meio ambiente é tão importante. É preciso mudança de atitude”, garante o secretário.

Para o sócio-diretor da Petinelli, empresa de engenharia e assessoria em sustentabilidade, Rafael Ribeiro Sabetzki, a AMIC PR está em um hall de empresas e edifícios que a nível mundial é menos de 1%. “Essa certificação é muito mais do que uma placa, é uma maneira de assegurar o trabalho espetacular de uma iniciativa tão importante desenvolvida pela associação. É muito satisfatório ver o edifício pronto e finalizado, com isso a AMIC mostra para o mercado que é possível ser sustentável”, enfatiza.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da AMIC PR, João Schemberg, além de diretores, assessores, colaboradores e representantes da Petinelli.

Assessoria