Cotidiano

'America's got talent': candidato galanteia Heidi Klum e impressiona ao cantar Sinatra

RIO — No Facebook, é comum observar vídeos de performances antigas em fases de testes de realities musicais — como “The voice” e “X Factor” — voltando à tona como se fossem novidades. Mas, no caso de Sal Valentinetti, participante da 11ª temporada do “America's got talent”, a viralização foi instantânea.

Sua apresentação na primeira fase do programa foi ao ar na noite desta terça-feira e, dez horas após o vídeo ter sido publicado nas redes sociais, 1,3 milhão de pessoas já tinham assistido — contando visualizações no Facebook e no YouTube — o americano de 20 anos e sua impressionante performance de “My way”, de Frank Sinatra.

Desde que subiu ao palco, Valentinetti chamou a atenção do público e dos jurados (Simon Cowell, Heidi Klum, Mel B e Howie Mandel) por sua personalidade extrovertida e comunicativa. Ao ser perguntado por Mandel se era casado, o americano respondeu: “Eu tenho 20 anos. Sou muito novo”. E, então, se direcionou para uma das juradas, em tom de brincadeira: “Heidi Klum, como você está?” (imitando o personagem Joey Tribbiani, de “Friends”). A atriz de 43 anos entrou na brincadeira, arrancando risadas do público.

Depois, falou sobre a influência de sua avó no sonho de seguir uma carreira musical: “Ela morreu e a música é tudo o que eu tenho para lembrar dela. Nas famílias italianas, as matriarcas são o que há de mais importante”. Pouco antes de cantar, Valentinetti fez uma promessa ousada: “eu vou entreter vocês como vocês nunca viram antes. E, para dizer a verdade, eu não vim para participar. Eu vim para ganhar”.

Assim que a música começou e o americano soltou a voz, os jurados perceberam que ele realmente não estava para brincadeira. Mantendo-se fiel ao clássico de Sinatra mas mostrando um tom próprio, Valentinetti foi elogiado por todos os jurados.

“Quando você canta esse tipo de música, não dá para fingir. Ou está em você, ou não está. E você tem uma alma antiga”, disse Simon Cowell. Heidi se empolgou tanto que pediu (e ganhou) um abraço de Valentinetti. Na hora de votar, a atriz alemã foi além e apertou o botão dourado que faz com que o participante pule direto para a fase de apresentações ao vivo.