Cotidiano

Americano recria obras de arte e retratos em plantação de milho

sillin1.jpgRIO ? Uma fazenda no Massachussets, nos EUA, produz aspargos, morangos e milho há mais de 300 anos. Até aí, nada de mais. Mas. desde 2000, o paisagista e artista Will Sillin cultiva algo mais por ali: com a combinação de sementes de milho, GPS e matemática, ele transforma a plantação em uma elaborada reprodução de retratos e obras de arte.

Entre os retratados, estão Charles Darwin e uma réplica da “Monalisa”, além da clássica imagem da lata de sopa Campbell’s, eternizada por Andy Warhol. As representações são versões dos labirintos, muito usados nas fazendas de milho americanas.

Desde 2015, Sillin conta com a ajuda de Jess Marsh Wissemann, herdeira da fazenda, para executar seu projeto. No começo, apenas com ajuda de GPS, os resultados era muito “grosseiros”, explica Wissemann. O acabamento mudou quando Sillin passou a plantar as sementes em grades, e a usar cadernos quadriculados para reproduzir a escala. “Assim como as crianças fazem, mas maior. Muito maior”, diz Sillin em entrevista à “Wired”. Intervenções de Will Sillin em plantações

Apenas em 2009 ele conseguiu chegar a um nível que considerava satisfatório de detalhe. A partir daí, programou o semeador mecânico para contribuir com o trabalho, plantando as sementes em intervalos definidos, o que tornou o resultado final ainda mais impressionante, com efeitos óticos e de luz e sombra..

Por último, mais recentemente, a dupla começou a utilizar drones equipados com câmeras, que enviam vídeos em tempo real para quem está no solo. Ao balançar talos de milho indivualmente, eles conseguem localizar aqueles que precisam ser removidos para atingir o desenho desejado. “Um pé fora do lugar pode fazer uma diferença muito grande”, explicou ela.