Cotidiano

Americano é indiciado após matar indiano: 'Saiam do meu país'

bookingimportszzz2017_02zzz8947-01.jpg

KANSAS CITY/NOVA DÉLHI – Um homem de 51 anos foi indiciado pelo assassinato de um engenheiro da Índia e por ter ferido dois outros homens ao abrir fogo num bar do Kansas, nos Estados Unidos. Autoridades federais estavam investigando o caso como um crime motivado por preconceito.

Adam Purinton, veterano da Marinha, que é branco, foi indiciado no condado de Johnson, no Kansas, por conta de um assassinato premeditado em primeiro grau e duas tentativas de assassinato, disse o procurador Stephen Howe. O FBI avalia se o caso é de crime de ódio, o termo oficial para crimes motivados por preconceito. Uma porta-voz do FBI declarou que agentes e a polícia haviam examinado a área na quinta e que a investigação continuava nesta sexta.

Purinton é acusado de matar Srinivas Kuchibhotla, 32 anos, e ferir Alok Madasani, também de 32 anos, no Austins Bar and Grill, em Olathe, Kansas, na noite de quarta, disse a polícia.

? Saiam do meu país ? o autor foi ouvido, segundo testemunhas.

A ação de quarta-feira à noite foi o principal tema de boletins de notícias na Índia e provocou revolta nas redes sociais, em que pessoas manifestaram preocupação de que a posição ?América Primeiro? do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à imigração e a empregos possa estar alimentando um clima de intolerância.

Sean Spicer, porta-voz da Casa Branca, disse nesta sexta-feira que qualquer perda de vida é trágica, mas que seria um absurdo ligar o assassinato com a retórica de Trump.