Cotidiano

'American Crime Story: People v. O.J. Simpson': Que minissérie é essa que ganhou tudo no Emmy?

RIO ? Na noite de domingo, um nome (bem comprido) foi o mais ouvido no palco do Emmy. “American crime story: The people v. O.J. Simpson” roubou a cena de medalhões como “Game of thrones” e “Veep” ao abocanhar a maioria das estatuetas às quais concorria: foram nove ao todo, cinco entre as categorias principais.

Apesar de Ryan Murphy (criador de “Scream queens”, “American horror story” e “Glee”) ter recebido o prêmio de melhor minissérie, a trama é uma criação de Scott Alexander e Larry Karaszewski. A dupla, responsável pelo roteiro do longa “O povo contra Larry Flint” (1996), voltou às histórias reais ao retratar o conturbado julgamento de O.J. Simpson. Astro do futebol americano, ele foi acusado de matar a ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e o garçom Ronald Goldman, em 12 de junho de 1994.

Ao todo, foram dez episódios, exibidos quase que simultaneamente nos Estados Unidos e no Brasil, pelo FX, em fevereiro. Aqui, a série foi rebatizada de “American crime story: O povo contra O.J. Simpson”, mas não está mais disponível no Fox Play, serviço de streaming do grupo Fox, do qual o canal faz parte. Em 2017, passará a integrar o catálogo da Netflix no mundo todo (com exceção do Canadá).

O elenco, que vive personagens reais, é estrelado. Interpretando o atleta, o vencedor do Oscar Cuba Gooding Jr. Como os advogados Robert Shapiro e Robert Kardashian, John Travolta e David Schwimmer (o eterno Ross, de Friends) ? hoje celebridades, os filhos de Kardashian com Kris Jenner, Kim, Kourtney, Khloe e Rob, vivem aparecendo em suas versões mirins. Sarah Paulson, velha parceira de Ryan Murphy, encarnou com muita sensibilidade a promotora Marcia Clark, sua acompanhante no Emmy, quando venceu na categoria melhor atriz em minissérie ou telefilme.

Também vencedores do Emmy, Sterling K. Brown (melhor ator coadjuvante em minissérie ou telefilme) encarnou Christopher Darden, do time de acusação. Courtney B. Vance (melhor ator em minissérie ou telefilme) viveu o líder do “dream team” da defesa, que acabou por absolver o atleta, Johnnie Cochran.

Uma segunda temporada de “American crime story” já estava confirmada antes de a primeira ir ao ar. Com elenco e história totalmente diferentes, vai abordar as consequências do furacão Katrina, que destruiu Nova Orleans em 2005.