Cotidiano

América Móvil tem interesse em ativos da Oi

SÃO PAULO – A América Móvil tem interesse em ativos da Oi que venham ser colocado à venda, mas não em uma participação na empresa. O presidente da holding, José Félix, afirmou que o preço seria importante nesse processo. Como exemplo do que pode ser interessante para a empresa, que no Brasil é dona da Claro, Embratel e Net, citou as redes de fibra ótica e determinadas operações de telefonia móvel em São Paulo.

? A América Móvil está interessada, está observando. É papel dela fazer isso. Pode ter algo em fibra ótica à venda ou alguma operação de celular. Isso estamos acompanhando de perto, mas não é um interesse na empresa ? disse, após participação na Futurecom 2016, realizada em São Paulo.

Ele explicou que os planos da América Móvil são diferentes da movimentação que fundos de investimentos estão fazendo em relação à operadora de telefonia que está em recuperação judicial – a maior do país, em um montante que soma R$ 65 bilhões. Enquanto a empresa de telefonia da milionário Carlos Slim, com anuência da área técnica e jurídica, olharia ativos específicos, grupos de investidores querem entrar com dinheiro para entrar no capital da Oi como controladores.

Félix afirmou ainda que, outras concorrentes, como Tim e Vivo, também devem estar acompanhando o processo de recuperação judicial da Oi, mas porque essa seria uma obrigação dos grandes participantes do mercado de telecomunicações.

A efetivação de uma compra, no entanto, dependeria da disponibilidade de caixa e do preço do ativo.

? Se o preço for muito alto, porque pode ter muitos interessados, a gente não tem interesse, está fora ? explicou.

Stefano de Angelis, presidente da Tim, afirmou que irá acompanhar o caso da recuperação da Oi, mas descarta a compra da companhia em recuperação judicial.

? Pelos próximos seis meses não queremos nos aproximar da Oi. É uma empresa que tem problemas que não são da indústria. Vai demorar muito tempo para uma solução.