Cotidiano

Ambulatório visa reduzir mortalidade materna e infantil

Toledo – Futuras mamães terão um novo centro de referência para o atendimento especializado. Toledo contará com o Ambulatório de Gestação de Alto Risco. O serviço tem por objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil. As atividades devem começar na próxima quarta-feira (21), na Central de Especialidades.

Conforme o responsável pelas ações de gestão da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti, com a estrutura o governo reorganiza a rede da atenção à saúde materno-infantil, ampliando o acesso e a qualidade das ações disponibilizadas aos usuários. As pacientes de alto risco são aquelas que apresentam doenças que exigem um acompanhamento diferenciado durante a gestação. “O fluxo de pacientes se dará a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as quais vão acolher as gestantes e fazer a primeira estratificação do risco gestacional. A partir dessa avaliação terá o fluxo para o ambulatório”.

Ele explica que as gestantes portadoras de hipertensão arterial, diabetes, infecções gestacionais, como toxoplasmose, rubéola, herpes vírus, dentre outras doenças, serão referenciadas para o ambulatório. Por sua vez, aquelas portadoras de hipotireiodismo e demais situações que aumentam o risco gestacional, como por exemplo, obesidade, dependência de tabaco, continuam a ter como referência o ambulatório do Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná). “Vamos definir os locais, para que toda a rede de saúde saiba como irá funcionar e uniformizar estes atendimentos que vão trazer melhoria na saúde da população”.

Segundo Pedrotti, serão cinco profissionais, cada dia um fazendo este atendimento. “Uma reunião está agendada com todos os profissionais para os ajustes dos atendimentos”.